14 julho, 2011

O que é uma rede Wi-Fi ? Para que serve? Como é usada, configurada e como funciona? Veja as respostas aqui!

As redes Wi-Fi utilizam ondas de rádio comuns para transmitir as informações da sua conexão de Internet, da mesma forma como acontece nos telefones celulares, televisões e no rádio, por exemplo. Aliás, a comunicação nesse tipo de rede se parece muito com as usadas nas transmissões de rádio: uma estação fica responsável por converter e transmitir o áudio (os dados) em sinal elétrico, e posteriormente uma estação receptora traduz essas informações. A única diferença é que, agora, ambos os equipamentos transmitem e recebem.

O que é uma rede Wi-Fi - Para que serve - Como é usada - configurada e como funciona  Veja as respostas aqui - configurando com segurança senha proteçãoSabe aquelas ondas que se formam num lago quando você joga uma pedra? É exatamente dessa mesma forma que o sinal Wi-Fi do seu roteador se propaga pela sua casa, partindo da sua pequena antena e viajando em todas as direções em um raio de 360 graus.

Como é feita a transmissão das informações?

Os roteadores são o principal elemento das redes Wi-Fi, uma vez que eles são os responsáveis pela conversão do sinal da sua Internet. Esta, por

sua vez, pode chegar via cabo ou linha telefônica, ou em sinais de rádio (a famosa "internet 3G") que poderão ser captados pelos diversos dispositivos que suportam essa tecnologia.

A transmissão dessas informações pode acontecer em uma de duas frequências disponíveis pelos governos: a de 2.4 GHz ou a de 5GHz.

Essas faixas foram escolhidas por estarem bem acima daquelas utilizadas pelos telefones sem fio, rádios comunicadores e televisões, evitando qualquer tipo de interferência.

Quanto mais alta é a frequência, além disso, maior será a capacidade do sinal carregar uma grande quantidade de informações, um atributo muito importante para permitir a troca de arquivos entre os computadores que fazem parte da rede.

Mas como eles conseguem se comunicar entre si? Por que equipamentos com Bluetooth não 'conversam' no Wi-Fi?

A comunicação entre os diversos dispositivos conectados na sua rede Wi-Fi é feita através de um protocolo, ou seja, uma lingua, que permite a eles reconhecerem as informações uns dos outros (e eliminarem a de outros equipamentos). O padrão utilizado atualmente é o 802.11, que se apresenta em diferentes variações.

Fonte: TechTudo