29 outubro, 2011

De acordo com o IBGE, o município de Patrocínio foi o maior cultivador de café do país. Patos de Minas e Uberlândia também se destacaram nesse crescimento de Minas Gerais.

Em reportagem do jornal Hoje em Dia, conforme pesquisa do IBGE, Minas foi o estado que mais cresceu em participação na produção agrícola no Brasil, sendo que Patrocínio, Patos de Minas e Uberlândia foram uns dos principais responsáveis por este crescimento.

A alta nos preços do café e do açúcar abriu espaço para o crescimento da participação de Minas Gerais no valor da produção agrícola nacional. De acordo com o IBGE, o município de Patrocínio foi o maior cultivador de café do país. Em 2010, conforme os dados do levantamento, foram produzidas no município 60,2 mil toneladas. Entre os vinte maiores produtores ainda estão Patos de Minas, Unaí, Ibiá e Coromandel.

O levantamento do IBGE também confirmou Minas Gerais como a maior bacia leiteira do Brasil, com produção de 27,3% de todo o leite produzido no país. O Brasil totalizou 30,715 bilhões de litros produzidos no ano passado. Somente em Minas, foram 8,388 bilhões de litros. A maior produção do Estado está em Patos de Minas, com 143 milhões de litros, seguido de Unaí, com 110 milhões de litros, e Ibiá, com 104 milhões de litros.

Minas Gerais também se destacou na criação de suínos. O município de Uberlândia é o maior produtor do país, com um plantel de 1,022 milhão de animais. No país, são 38,956 milhões de suínos, sendo que destes, 5,021 milhões estavam em Minas, o correspondente a 12,9% do total do país.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL “HOJE EM DIA