10 outubro, 2011

Horário de verão 2011 começa no dia 16 de outubro (próximo sábado/domingo), os relógios serão adiantados em uma hora!

O horário de verão começa no primeiro minuto do dia 16 de outubro e termina no dia 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora. Ao todo, serão 133 dias de horário de verão.

Horário de verão 2011 começa no dia 16 de outubro (próximo sábado para domingo), os relógios serão adiantados em uma horaA mudança ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.

No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.