14 outubro, 2011

Morre criador da linguagem de programação C, Dennis Ritchie simplificou e, ao mesmo tempo, deu mais possibilidades aos programadores.

Morre criador da linguagem de programação C, Dennis Ritchie simplificou e, ao mesmo tempo, deu mais possibilidades aos programadores.Depois de Steve Jobs, um outro ícone do mundo da tecnologia também morreu. Menos conhecido entre a maioria das pessoas, mas não menos relevante quanto a seu legado, Dennis Ritchie, criador da linguagem de programação C teve sua morte divulgada em 12 de outubro.

No início da década de 1970, trabalhando para o AT&T Bell Labs, o cientista da computação desenvolveu uma linguagem de programação chamada C que facilitou a vida de programadores, além de aumentar usas possibilidades de criação. Ritchie também foi o responsável pela criação do sistema operacional Unix, uma das três bases computacionais mais importantes do mundo, ao lado de Windows e Macintosh.

Suas criações influenciaram, principalmente, o surgimento da linguagem de programação C++ (a mais usada pelos programadores), Linux, Android, Mac OS, iOS e JavaScript.
Nascido em 1941, Ritchie teve seu primeiro contato com um computador em 1967. Trabalhou grande parte de sua vida no Bell Labs, um dos mais importantes centros de inovação científica e tecnológica do mundo, berço do transistor. Sua morte foi confirmada hoje (13/10) em comunicado oficial do laboratório.