12 novembro, 2011

Dicas de Saúde: O GENGIBRE tem ação anti-séptica, ação anti-inflamatória e é contra resfriados, tosse e dor de garganta. Receitas.

Dicas de Saúde - O GENGIBRE tem ação anti-séptica, ação anti-inflamatória e é contra resfriados, tosse e dor de garganta. Receitas.Acredita-se que o gengibre é excelente para a saúde; melhora a circulação sanguínea, possui ação anti-inflamatória, antioxidante, antidepressiva, estimulante e antibiótica, aumenta a disposição e o ânimo, auxilia no emagrecimento devido à ação termogênica e cantores revelam que entre os seus segredos para cuidar bem da voz está o hábito de mastigar lentamente um pedacinho de gengibre.

Receitas com Gengibre:

Cristalizar o gengibre (balinhas):
Retire a pele e corte-o em fatias finas. Coloque em uma panela e cubra com água. Deixe cozinhar até que fique macio, por cerca de 30 minutos. Escorra a água e coloque na panela a mesma quantidade de açúcar que a de gengibre. Adicione um pouco de água e deixe levantar fervura. Mexa o tempo todo, até o gengibre ficar transparente e o líquido evaporar. Retire da panela e passe os pedaços de gengibre no açúcar. Guarde num vidro limpo e seco, bem fechado e use antes de completar três meses.

Chá do Gengibre:
Colocar meio litro de água para ferver e quando estiver levantando fervura desligar o fogo e acrescentar pedaços do rizoma (gengibre) e deixar abafado por uns dez minutos para que ocorra a infusão, a mistura deve ser coada antes do uso, se preferir coloque o chá em uma garrafa térmica e vá tomando durante o dia, o ideal é tomar uma xícara de chá meia hora antes das refeições.

Quentão das festas juninas:
Ingredientes:
1 litro de cachaça ou aguardente, 5 limões, 1 pedaço de gengibre cortado em pedacinhos, 4 cravos, 3 paus de canela, 1/2 litro de água, 1 copo de açúcar.
Preparo: Numa panela grande ou caldeirão, misture todos os ingredientes e deixe ferver. Depois, coloque em uma chaleira e mantenha sempre quente.